Se você ainda não passou por isso, provavelmente passará.
Ser promovido é, muitas vezes, mais motivador que uma recompensa financeira. Ela mexe com nosso brio, com o ego e com o modo reagiremos ao novo desafio. A promoção é uma decisão estratégica e toma diversos preceitos como base. Esses critérios vão desde meritocracia ao enquadramento à politica de “cargos e salários” da companhia.
Mas, e quando a promoção esperada não ocorre? Como lidar nós mesmos?
Sem dúvida diversas indagações passarão por sua cabeça e acredito que a comunicação corporativa seja um dos principais aliados na solução de qualquer desconforto. Caso não tenham, pro-ativamente, justificado a opção feita, nada impede que você busque através de seu gestor as razões consideradas. Assim você terá a chance de deixar transparente sua expectativa e, consequentemente, receber um feedback que será válido para readequar seu comportamento ou performance.
Feito isso, alguns pontos são fundamentais e ajudam a superar esse cenário:
01) Não transforme o local de trabalho em um ambiente pesado no intuito de demonstrar sua insatisfação.
02) Jamais trate o colaborador promovido com indiferença ou atitudes grosseiras;
03) Lide com naturalidade e humildade opção feita, pois assim deixará claro, através de sua postura profissional, que você está realmente preparado para as adversidades do dia-a-dia.
04) Não incite ou mesmo dê continuidade a qualquer sinal de competitividade antiprofissional;
05) Seja seguro em suas atitudes, pois agora é a hora de demonstrar sua autoconfiança.
Por fim, lembre-se, é no momento de “crise” que passamos a ser mais observados, portanto faça disso uma oportunidade.
Dúvidas? Comentários? Escreva pra mim! leoleitao@outlook.com
Leonardo Leitão