:: fofoca corporativa ::

By | 20:57:00
Fofoca, disse-me-disse, picuinha, especulação, falatório e, diversos outros sinônimos, são muito comuns nas empresas. Mal entramos em 2014 e já tem gente criando estórias!

Essas especulações geralmente envolvem todos os níveis da companhia e vão desde falácias sobre a vida pessoal de funcionários e chefes até falsas informações sobre possível venda da companhia e demissões em massa.

O perigo da fofoca corporativa, é a desestabilização que causa no ambiente de trabalho. Essa desestabilização afeta direta e indiretamente o negócio, sendo responsável por uma diminuição visível de performance das equipes e, consequentemente, dos resultados esperados.

Dentre os desafios que os profissionais de RH enfrentam diariamente, a fofoca sem dúvida está posicionada no alto do ranking. Os gestores de Recursos Humanos, juntamente com o corpo de líderes e gestores, tem por obrigação manter o clima organizacional livre de informações especulatórias ou difamações que envolvam funcionários e colaboradores.

Porém, é impossível resolver definitivamente essa questão, sem pensar na origem da fofoca. Por mais duro que seja assumir, a especulação é iniciada exatamente quando há falta de clareza nas informações passadas pela empresa, na figura de seus líderes, aos seus funcionários e colaboradores.

A comunicação interna bem estabelecida, garante um ambiente democrático, onde todos tem acesso às informações e não precisam buscar meios alternativos para alcançá-las. Além disso, proporciona uma sensação de segurança aos funcionários que passam a sentir-se realmente parte da empresa, influenciando-os a, cada vez mais, representarem com orgulho a empresa.

Paralelamente a isso, sempre haverá aquele funcionário acostumado a levantar hipóteses para ser visto como um profissional "bem informado" e que sempre sabe das coisas. Além desses, existem os fofoqueiros que nem sabem que são fofoqueiros! Nesses casos, as regras das empresas precisam serem rígidas quanto a esse tipo de problema, coibindo desde o início essa intenção de alguns de se valerem de informações falsas ou privilegiadas para se promoverem ou denegrir alguém.

Uma situação recorrente, é quando nos permitimos simplesmente ouvir essas fofocas. Somente o fato de ouvir, mesmo sem dar opinião ou criticar qualquer ponto do que fora falado, já nos coloca em posição de cumplicidade. Evite ao máximo ser interlocutor de fofoqueiros, pois você pode ser vítima do mesmo amanhã.

Nas situações em que se deparar com a chance de acabar com essas fofocas, seja honesto com seu empregador e o ajude a corrigir esse mal o informando sobre sua percepção. Dessa forma, toda a empresa sai beneficiada!

Dúvidas? Comentários? Escreva para mim! leoleitao@outlook.com
Leonardo Leitão


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