:: outplacement x hunting ::

By | 20:16:00
Talvez você não tenha visto ontem a novela Global "Amor à Vida", porém ficou claro que ainda se confunde muito a diferença entre os modelos de trabalho de recolocação profissional e de hunting.
Na cena que foi ao ar ontem, o personagem Felix, vivido pelo ator Mateus Solano, foi à caça de uma vaga de emprego. Na cena, Felix menciona que procurará um "headhunter" para que o auxilie a encontrar uma oportunidade de trabalho.
Ao chegar à empresa para uma entrevista com o recrutador, a recepcionalista o informa que, para participar de algum processo seletivo, ele deverá pagar uma taxa de inscrição.


Clique aqui e saiba mais sobre o capítulo em questão.


Bem, obviamente esse Blog não tem interesse em discutir o que ocorre nas tele-novelas, porém tem o compromisso em não permitir que a desinformação deturpe o mercado de Recrutamento & Seleção.

No universo de quem busca uma nova posição no mercado de trabalho, existem duas soluções corporativas, diretas e indiretas, para isso: O Outplacement e o Hunting.

O que o personagem Felix, no capítulo de ontem fez, foi procurar uma empresa que o assessorasse na busca de uma posição de trabalho, onde seu dever como candidato seria pagar uma taxa para estar "apto" a participar de algum processo seletivo. Isso é o que chamamos de Outplacement.
Porém, na mesma cena, mas em um momento anterior, Felix, decidido a conseguir um trabalho, diz que irá procurar um headhunter para que o apoie nessa busca. Bem, é exatamente aí que está o equívoco de conceito na cena.

O headhunter, da tradução em inglês "caçador de cabeça", é um profissional especializado na identificação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, no intuito de que esses sejam apresentados aos seus clientes-empresas que buscam um determinado perfil profissional para uma vaga.
Os headhunters são compromissados, unicamente, com as empresas que os contratam na busca de um profissional específico, portanto jamais cobrará taxa alguma dos candidatos que estejam em processos com eles. Essa abordagem do hunter é proativa, ou seja, independe se o candidato está ou não em busca de uma nova oportunidade.

É importante enfatizar que ambas as modalidades oferecem resultados, porém não podem ser confundidas, já que a natureza dos serviços são de interesses distintos e conflitantes: O headhunter assessora empresas nas buscas por candidatos qualificados e as companhias de Outplacement assessoram candidatos "pessoas-físicas" na busca de um emprego para o mesmo.

Vale salientar que as empresas que oferecem serviços de Outplacement, podem vincular-se também à "pessoas-jurídicas", no intuito de beneficiar funcionários ou ex-funcionários em um processo de recolação após períodos de demissões, acordos trabalhistas ou demais motivações relevantes.

DICA: Em qualquer segmento de mercado, existem as empresas que trabalham com seriedade e as que são apenas oportunistas. Caso queira contratar uma empresa de outplacement, busque na internet sobre as empresas referenciadas no mercado e fuja de um cilada!

Se for contactado por um headhunter, certifique-se de este não esteja te oferecendo algum serviço cobrado e saiba como agir lendo a postagem anterior "lidando com o headhunter".

Bem, espero que tenha sido esclarecedor e, com isso, tenha possibilidade de escolher seu caminho e tomar decisões acertadas.


Dúvidas? Comentários? Escreva para mim! leoleitao@outlook.com
Leonardo Leitão


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial