:: lidando com o headhunter ::

By | 19:46:00
Quem nunca ouviu a expressão “nunca feche uma porta” ou “o mundo da voltas”?

Todos nós ouvimos essas frases no dia-a-dia e, consequentemente, aprendemos com elas. Em contrapartida, também é possível aprender na prática, porém esse processo pode ser doloroso!
Com o caçador de talentos ou Headhunter, também não é diferente.

O Headhunter é aquele especialista apto a auxiliar demais profissionais no processo de movimentação e direcionamento de carreira, sendo, normalmente, decisivo no sucesso de uma trajetória profissional.

Levando em consideração a importância desses profissionais, alguns pontos são fundamentais para manter um bom relacionamento com os mesmos preservando-se como candidato.

São alguns deles:

01) Em abordagens proativas, seja por Linkedin ou outro meio, seja objetivo ao informar a razão pelo qual o procura, pois isso aumentam as chances de que seu recado seja absorvido, em contrapartida às mensagens longas e prolixas;

02) Quando for abordado por um Headhunter, sinta-se privilegiado, pois de alguma forma seu perfil o chamou a atenção. Nesse momento, é muito importante ser atencioso e cordial, dando chance ao recrutador de explicar a razão do contato, demonstrando assim interesse no assunto, mesmo que não seja sua intenção se movimentar profissionalmente. Lembre-se, a oportunidade que ele apresentará a você pode ser bastante interessante, além da chance de construir um relacionamento para situações futuras;

03) Após participar de um processo com o mesmo, evite ligar e/ou enviar e-mails em busca de feedback sobre o processo de seleção. Isso pode causar uma imagem negativa de ansiedade e falta de equilíbrio emocional. Tente alinhar, durante os primeiros contatos, como se dará o fluxo do processo. Dessa forma, você saberá exatamente quando o procurar caso não receba retorno.

Muitos não sabem, mas além dessa atribuição de identificar no mercado os profissionais mais adequados a uma vaga ou projeto, o Headhunter, muitas vezes, é também o profissional responsável por multiplicar a expertise do recrutamento, visitando as mais variadas empresas e segmentos, oferecendo a solução de um recrutamento especializado.
Em muitos casos, esse profissional acaba não tendo a receptividade esperada ao apresentar seu serviço a uma empresa, por inúmeras razões, e isso pode e será um grande tiro no pé! 


Se você é demandante de serviços de Recrutamento & Seleção de profissionais, certamente deve saber que:

01) o profissional que o procura para ofertar seu serviço, trás consigo todo o know-how de seu mercado, e ele acaba sendo a pessoa mais qualificada para discutir um cenário macro ou microeconômico empresarial, que poderá ser recompensador para sua empresa. Sendo assim, recebê-lo para um café será sempre agregador. Não meça esforços!

02) hoje como um possível cliente, amanhã como candidato! Ao ter a chance de receber um recrutador para falar de mercado e para ouvir sobre sua oferta de serviço, você tem a chance, paralelamente, de se mostrar ao mercado. Certamente esse recrutador poderá ser-lhe útil no futuro, seja auxiliando você na busca de uma nova posição ou orientando algum amigo ou parente.

Por fim, vale lembrar que o mercado de trabalho é extremamente dinâmico e, aquilo que aparentemente não o interessa, amanhã poderá mudar sua carreira!



Dúvidas? Comentários? Escreva para mim! leoleitao@outlook.com
Leonardo Leitão


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial