:: onde devo me sentar? ::

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Quem nunca sentiu-se desconfortável ao entrar em uma sala de reunião e não saber onde se sentar?

Seja a pauta negócios, ou uma entrevista de emprego, a opção de onde sentar-se à mesa pode ser a primeira grande tomada de decisão, e isso aumenta principalmente quando a expectativa é alta em relação ao que se espera do encontro.

Nesse post, falarei sobre algumas boas maneiras em momentos como esses e que podem fazer total diferença em como somos percebidos por um interlocutor.


01) Parece besteira, mas em reuniões com muitos lugares vagos, é comum nos sentirmos "desconfortáveis" por não saber exatamente onde sentar, e isso piora, exponencialmente, quando você é o maior interessado no resultado do encontro! Para evitar essa sensação, tente entender, logo em sua entrada, quais os lugares que aparentemente estão vazios, procurando por copos sobre a mesa, papeis ou objetos que indiquem que alguém já está sentado ali.

02) Caso seja uma reunião em que só haja você e um interlocutor na sala, antecipe-se e questione com naturalidade:
- Onde você/o senhor prefere que eu me sente?
Essa simples pergunta pode evitar o constrangimento de sentar-se no lugar preferido da pessoa, seja por ego ou por qualquer outra razão.

03) Se for uma entrevista de emprego ou qualquer situação em que você seja encaminhado à uma sala para aguardar a quem você espera, opte por sentar-se em uma cadeira que fique em frente à porta de entrada ou que te dê visão total e imediata no momento em que a pessoa chegar. Dessa forma, você poderá levantar-se e cumprimentar a pessoa esperada, sem o desconforto por parecer estar dando as costas à quem entra. Pode parecer excesso de cuidado, mas essa postura faz MUITA diferença.

04) Mesmo que você seja o anfitrião, não se atrase! É comum profissionais confundirem o atraso como um indicador de "importância". Além de deselegante, deixar alguém esperando demonstra falta de organização e pode levar uma negociação ao insucesso.
Não preciso mencionar que o mesmo se aplica, em maior proporção, a quem é recebido, certo? 
  
Lembre-se, você é o produto ou marca que representa, portanto sua postura precisa ser impecável para transmitir credibilidade e te levar ao resultado esperado. Siga essas dicas e sucesso!

Dúvidas? Comentários? Escreva para mim! leoleitao@outlook.com
Leonardo Leitão

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